Monitor Dell P2018H: Avaliação
O monitor Dell P2018H é atualmente um dos mais procurados por programadores e pessoas que trabalham em home-office. Há diversos motivos que o torna o favorito para quem busca produtividade e conforto.
Nesse review analisaremos as principais características do monitor, e apresentaremos a você de uma forma fácil de entender. Dessa forma, poderá decidir se é bom e vale a pena para sua necessidade.
Se está com pressa, e quer ler o sumário de tudo que escrevemos, confira nosso veredito. Nele encontrará nossa opinião resumida, prós, contras e comentários de quem comprou esse monitor.
Índice
Qualidade de Imagem:
O monitor P2018H da Dell apresenta uma boa qualidade de imagem para ângulos de visão entre 170H/160V. Ele usa painel TN, que é conhecido por alterar as cores e contraste dependendo da posição que observar a tela.
Como a maioria das pessoas estão sempre dentre os ângulos recomendados acima, dificilmente isso será um problema.
Painéis TN como o deste monitor só se torna um problema quando são usados por designers, arquitetos, fotógrafos e outros profissionais. Visto que estes precisam de fidelidade de cores para obter o melhor resultado nas edições.
A tela de 19,5” widescreen tem resolução HD+ de 1600x900p a 60Hz de atualização.
Essa resolução é ideal para trabalhar com o monitor em modo pivô, seja para planilhas, código, gráficos candlestick ou qualquer outro dado/programa que seja favorecido quando visualizado na vertical.
As cores vêm calibradas de fábrica, não necessitando que você altere, a menos que queira. Nesse caso, o menu é fácil de mexer e permite bom ajuste, dentro do limite de exibição 8-bits do painel.
Contraste de 1000:1 faz com que as cores pretas sejam acinzentadas. Havendo distorções nas imagens exibidas quando você olha por ângulos acima de 170 horizontal e 160 vertical.
Devido a retro iluminação em WLED, não é um painel ruim, mas se quer qualidade de cores independentemente do ângulo, é melhor optar por um monitor IPS.
Funcionalidades:
Apesar de ser um dos monitores – senão o mais barato – da Dell, o P2018H apresenta algumas funcionalidades bastante úteis para produtividade. Sendo a principal delas a ergonomia.
É possível ajustar altura (13 cm), rotação (45º), inclinação (5~21º) e pivô (90º). Caso use suporte para monitor como o F80N, é compatível com furação VESA 100×100.
Com isso, você pode ajustar o monitor conforme sua necessidade. Dessa forma você pode aumentar sua produtividade, principalmente usando-o como segundo monitor (Notebook, Macbook ou PC).
Visando maior conforto visual, é equipado com painel com tecnologia Dell ComfortView, sem oscilações (Flicker Free).
A certificação TUV garante que as emissões de luz azul são reduzidas, permitindo que você trabalhe por mais tempo, sem afetar a saúde dos olhos (comparado a monitores sem a tecnologia).
Aos que buscam um monitor gamer, esse definitivamente não é a melhor opção. É incompatível com AMD FreeSync, é não é Full HD, o que para muitos jogadores são essenciais. Todavia, tem 5ms de resposta GtG, o que não é um desempenho ruim.
Suas funcionalidades fazem com que ele seja o monitor com melhor custo benefício da Dell atualmente para estudos e trabalho.
Design e conexões:
O Dell P2018H apresenta ótima qualidade de construção, mesmo sendo todo em plástico. É mais rígido que o usado por outras marcas, principalmente na base. Oferecendo maior segurança na hora de instalar e usar em sua estação de estudo ou trabalho.
As bordas não são finas, mas é harmonioso com o restante do monitor, sendo visualmente agradável. Permite que você organize os cabos através da base, passando-os pela abertura e deixando o desktop mais limpo.
Sua conectividade surpreende, oferecendo 4 entradas USB 3.0 (2 laterais e 2 atrás), 1 USB 3.0 upstream, 1 x VGA e 1 x HDMI 1.4, 1 x DisplayPort e trava de suporte/segurança Kensington.
Acompanha na caixa o cabo de alimentação da fonte, VGA, DisplayPort e USB 3.0 para upstream.
Dessa forma, é um monitor compatível com computadores/notebooks mais antigos e que ainda usam entrada VGA. Além de ter entrada DisplayPort (DP) e HDMI, tecnologias que não irão sumir tão cedo.
Vale a pena?
Em nossa opinião, se você chegou até aqui por procurar um monitor para trabalho, seja (programar, escritório, supermercado, home-office, etc.), ou uso doméstico para estudos, como navegar na internet e ocasionalmente consumo de mídia (vídeos e séries), o Dell P2018H vale a pena.
O único motivo para escolher outro monitor invés deste, é caso você precise de fidelidade de cores ou resolução FullHD. Nesses casos, confira os monitores IPS que recomendamos como alternativa.
Gamers não devem escolher esse monitor, pois, apesar de bom desempenho contra input lag, não obterá o máximo de qualidade gráfica. Se for seu caso, confira os monitores gamers que recomendamos.
Prós:
- Custo benefício
- Facilidade de montagem e uso
- Ergonomia (ajuste de altura, inclinação, pivô e rotação)
- Cores calibradas de fábrica
- Conectividade
- USB Hub (4 entradas USB 3.0 e 1 USB upstream)
- Durabilidade
- Design moderno
- 3 Anos de garantia Dell
- Compatível com VESA 100×100
- Maior conforto visual
- Plug n’ Play (não precisa instalar drivers)
- Baixo consumo de energia
Contras:
- Resolução não é FullHD
- Ângulos de visão
- Sem som embutido (alto-falantes)
- Sem entrada para fones de ouvido
- Não é bom para jogos
Recomendado para:
A resolução 1600×900 é melhor para trabalho, principalmente planilhas Excel, gráficos de trading, e estudos como visualização de texto, PDFs, etc. Por isso, recomendamos esse monitor para:
- Trabalho (home-office, traders, programadores, escritores, etc.)
- Estudos (escola, faculdade, universidade, etc.)
- Segundo monitor de uso geral (doméstico, escritório e empresarial)
Especificações Dell P2018H:
- Painel W-LED TN 19.5” Widescreen Antirreflexo 3H
- Resolução: HD (1600 x 900p) – 60 Hz
- Contraste dinâmico: 1.000:1 (8M:1 DYN)
- Tempo de resposta: 5ms (GTG)
- Número de cores: 16,7M – 8Bits (72% NTSC), 84% (CIE1976)
- Brilho: 250c/m2
- Aspecto de imagem: 16:9
- Ângulo de visão: 170º/160º
- I/O: 1 x HDMI, 1 x VGA, 1 x DisplayPort (DP), 4 x USB 3.0, 1 x USB 3.0 (upstream)
- Consumo energético: 14W (típico)
- Bivolt
- Ver especificações completas