Monitor HP 27EA: Avaliação
Há poucas informações sobre o monitor HP 27EA em português. Devido a isso, decidimos criar essa breve avaliação do modelo para ajudar na sua decisão. Aqui encontrará as principais informações e ofertas para esse monitor para computadores e Macbook.
O monitor Hewlett Packard 27EA oferece uma ótima experiência com resolução Full HD num painel IPS widescreen com cores vibrantes e excelentes ângulos de visão.
Tudo isso num design ultrafino que deixará sua estação de trabalho mais bonita. Mas será que vale a pena você investir em torno de R$ 1600 em um monitor Full HD?
Nessa avaliação iremos informar suas principais características e funções. Se está com pressa, confira nossa opinião se é bom e para quem vale a pena.
Índice
Tela e imagem:
O monitor HP 27EA tem uma tela de 27” IPS widescreen com resolução Full HD (1920x1080p). Essa tecnologia de painel apresenta cores vibrantes e ângulos de visão perfeitos, ideal para profissionais que trabalham com vídeo e imagem (99% sRGB / 72% NTSC).
Em nossa opinião 27” é o máximo que um monitor FullHD deve ter para não comprometer a nitidez (82PPI).
Com esse monitor você obterá amplo espaço para trabalhar ou estudar, com ótimo nível de detalhes e nitidez, sem serrilhados ou borrões causados por escalonamento de imagem.
A taxa de atualização de 60hz é suficiente para o usuário comum, mas há monitores melhores para jogos. Principalmente porque esse modelo tem tempo de resposta (input lag) típico de 6 a 14ms, que é mais baixo que televisores, mas elevado comparado a outros monitores.
O nível de brilho máximo de 250cd/m² é comum em monitores nessa faixa de preço, e o contraste é típico dos painéis IPS, 1000:1 (10M:1 dinâmico).
Os níveis de preto não são profundos quando estiver trabalhando em ambientes escuros, e sim acinzentados, mas essa é uma característica do painel IPS.
É possível trabalhar com ele em ambientes bem iluminados sem problemas, o revestimento antirreflexo (HP Low Haze) com o brilho (retroiluminado por LED) é eficiente para reduzir reflexos.
No quesito, qualidade e fidelidade de cores, esse monitor é impecável. A certificação (Tecnicolor) garante cores fiéis (fotos e vídeos) já de fábrica. Assim, já poderá instalar o monitor em seu home-office sem precisar calibrar.
Em resumo, o monitor HP 27EA é bom em qualidade de cores e nitidez, o ponto negativo fica por conta do input lag e taxa de atualização mais altos. Todavia, se você não for gamer, não irá encontrar defeitos nesse ótimo painel.
Funcionalidades e conexões:
O 27EA não oferece muitas funcionalidades ou tecnologias que o tornem uma compra incontestável. Todavia, ele tem algo que poucos monitores oferecem atualmente, áudio integrado.
Além do design ultrafino, painel IPS, esse é um recurso que faz toda diferença para algumas pessoas. No caso, poderá se livrar de caixas de som baratas e desocupar espaço em sua área de trabalho ou estudos.
Todavia, os alto-falantes externos de 1W não substituem caixas de som de qualidade, principalmente as com “woofers”. A qualidade de som é decente e tem boa potência para quem está afrente dele, mas é meio “flat” (não empolga).
Se precisar calibrar as cores, o menu na tela (OSD) é fácil de usar, com idioma em português e diversas opções de calibragem. Todavia, como já dizemos acima, achamos desnecessária a calibração de cores, já que é plug and play e não precisa de drivers na maioria dos sistemas.
Falta ergonomia nesse monitor, não havendo ajuste de altura, rotação ou pivô, apenas inclinação entre -5 a +25 graus. Isso poderia ser contornado se houvesse furação VESA para suporte ou colocar na parede, o que esse monitor não tem.
A conectividade é boa, apresentando 2 entradas HDMI e 1 VGA para vídeo e 2 entradas de áudio (fone e microfone). Não há entradas USB (muito menos USB-C), DisplayPort ou Thunderbolt, portanto, se quiser ligar seu Macbook ou iMac nesse monitor terá que ser via HDMI.
Concluindo essa seção, o grande defeito desse monitor é a ausência de furação VESA. Porém, entendemos que devido ao design ultrafino, foi algo que teve que ser removido para possibilitar a tela super fina. Tornar compatível com VESA faria com que pudesse danificar toda sua estrutura.
Construção e durabilidade:
As bordas ultrafinas melhoram a imersão e faz com que ele apresente ser maior que é, sem ocupar mais espaço para isso.
Esse monitor é extremamente fino, havendo praticamente apenas espaço para o painel IPS e os LEDs da iluminação.
Isso faz com que ele seja bastante frágil, necessitando cuidados principalmente durante o transporte e montagem. É o custo a se pagar para ter um monitor com design moderno e ótima qualidade de imagem.
De acordo com o fabricante ele tem durabilidade estimada em 30.000 horas, o que está na média. É fabricado com materiais ecologicamente corretos e livre de mercúrio e arsênico, então se é consciente com o meio-ambiente, é um fato interessante.
Não há números consideráveis de reclamações e defeitos crônicos no monitor HP 27EA, tais como pixeis queimados, artefatos, IPS glow excessivo, etc.
Como dito antes, é um monitor que pode ser danificado durante o transporte ou manuseio. Por isso, verifique a condição da caixa quando chegar.
Review:
Especificações HP 27EA X6W32AA:
- Painel W-LED 27” Widescreen 16:9
- Resolução: Full HD 1080p (1920 x 1080p) – 60 Hz
- Contraste dinâmico: 1000:1 (10M:1 dinâmico)
- Tempo de resposta: 14ms (GTG)
- Número de cores: 16.7M
- Brilho: 250c/m2
- Aspecto de imagem: 16:9
- Ângulo de visão: 178º/178º
- I/O: 1 x D-Sub (VGA), 2 HDMI (digital, HDCP), 1 P2
- Consumo energético: 30W (ON), 0,3W (DPMS), 0,3W (OFF)
- Fonte externa bivolt
- Acompanha cabo HDMI
- Veja mais informações
É bom? Vale a pena?
O HP 27EA é um bom monitor devido ao painel IPS e som embutido, sendo adequado para a maioria das pessoas, seja para trabalhar ou estudar.
Ele só é insuficiente para gamers entusiastas, ou que buscam um monitor de desempenho para seus jogos de computador, ou console.
Vale a pena se você quer um monitor com design bonito, ótima qualidade de imagem e ângulos de visão. Sua tela é grande sem sacrificar a densidade de pixels. Todavia, julgamos que seu preço deveria ser menor, já que lá fora é vendido por $159.
Agora você pode pesar os prós e contras e decidir se é o monitor ultrafino que você quer na sua estação de trabalho ou estudos.
Prós:
- Design ultrafino
- Leve e bonito
- Bom para edição de fotos e vídeo
- Qualidade de cores do painel IPS
- Ângulos de Visão
- Som embutido
- Conectividade (HDMI e VGA)
- Confiabilidade da marca
- Construído com materiais ecológicos
Contras:
- Custo benefício ruim
- Ergonomia (sem furação VESA)
- Baixa performance em jogos
Alternativas:
Caso não precise de um monitor de 27”, uma boa alternativa seria o Dell P2418D de 23.8” (veja aqui), que é mais recente e tem resolução 2K (QHD).
Se quer um de 27” e não precisa do som embutido, gaste um pouco mais no Dell P2719H (veja aqui). Apresenta melhor ergonomia e tem entradas USB, além de 3 anos de garantia.
Esperamos que esse review do HP 27EA tenha lhe ajudado a escolher seu próximo monitor. Não deixe de conferir nossa lista com os melhores monitores para computador, dicas e últimas avaliações.
Fonte: HP USA