Monitor LG 27GL650F-B: Review
O LG 27GL650F-B é um monitor gamer Full HD de 27” com 144hz de taxa de atualização. Utiliza um painel IPS com ampla gama de cores vibrantes (HDR10) e excelente ângulos de visão 178/178º.
Oferece compatibilidade com AMD FreeSync e DAS (Dynamic Action Sync) compatível com Nvidia G-Sync.
Isso faz com que jogar nesse monitor seja uma experiência diferente dos monitores mais baratos, principalmente pelo baixo input lag e tempo de resposta de 1ms.
Reproduz 98% da gama sRGB, enquanto o HDR10 é apenas parcial, mas não deixa de reproduzir brilhos e cores que saltam aos olhos quando comparado a monitores convencionais.
Resumindo, o LG UltraGear 27GL650F-B apresenta desempenho sólido para gamers. Com ótima resposta, contraste, brilho e inserção de frames para reduzir o Motion Blur.
Tudo isso aliado a um painel IPS de alta frequência (144hz), faz do modelo uma ótima opção para gamers que presam qualidade de imagem. Confira agora em nosso review as principais características desse monitor.
Índice
Qualidade de imagem:
A qualidade de imagem do monitor LG 27GL650F-B é a esperada de um painel IPS. Ou seja…
Já sai da caixa com cores calibradas e vibrantes, ângulos de visão perfeitos e alta taxa de brilho (400nits). Assim, editar imagens, vídeos e jogar não serão desafio para o modelo.
O problema do nível de contraste fraco existe (1000:1), apresentando pretos acinzentados.
Isso pode ser resolvido adicionando outra fonte de luz no quarto. Caso trabalhe na penumbra, irá notar poucos detalhes nas áreas mais escuras das imagens, principalmente em jogos.
A tecnologia Black Stabilizer ajuda um pouco nesse quesito. Para muitos é o suficiente, mas considerando o valor do monitor por tudo que oferece, o contraste não é de todo ruim.
A resolução FullHD no painel de 27” deixa densidade de pixel no limite do ideal (81ppi). Por isso, não apresenta imagens pixeladas ou sem nitidez, como em alguns monitores HD (de notebooks, por exemplo.) ou de maior polegada.
O LG 27GL650F tem suporte a HDR10, mesmo que de forma parcial. Por ter brilho máximo de 400 cd/m2, não chega aos 450 cd/m2 mínimos do HDR real. Porém, está próximo o suficiente para oferecer uma boa experiência HDR nos jogos, séries e filmes compatíveis.
A qualidade e gama de cores padrão são excelentes, mas com calibração adequadas ficam ainda melhores.
Cobre aproximadamente 98% da gama sRGB, com erros de cor no DeltaE de 2.5 e gama um pouco mais escura em 2.3.
O risco de receber uma unidade com IPS Glow ou vazamento de luz nas bordas é possível. Porém, pouquíssimas unidades saem com defeito de forma que atrapalhe o uso.
Resumindo, o monitor da LG 27GL650F-B apresenta ótimo custo-benefício visando qualidade de imagem e performance.
É uma ótima escolha na faixa de preço, com o HDR sendo a cereja do bolo para melhor qualidade e experiência de imagem.
Funcionalidades e desempenho:
Como se é de esperar de um monitor gamer, o LG 27GL650F não decepciona.
Mesmo não competindo com o AOC Hero G2 (queridinho do custo-benefício), este está um patamar acima, tanto no preço maior, quanto na qualidade.
O painel em uso normal tem tempo de resposta típico de 5ms, mas ao ativar o modo de redução de Motion Blur, abaixa para 1ms. Fazendo com que você tenha vantagem competitiva em jogos de FPS.
Porém, com a opção Overdrive “Mais rápida” ativada, olhos treinados notarão pequenos rastros em cenas mais rápidas (overshoot). Deixar em “Rápida” é suficiente para jogos.
AMD FreeSync está presente, assim como a tecnologia Adaptive Sync, certificada G-Sync. Dessa forma, tanto gamers com placas de vídeo AMD quanto Nvidia não terão problemas com quebra de frames (screen-tearing).
O input lag desse modelo é por volta de 4.5ms quando a 144hz, o que é mínimo e imperceptível a menos que você seja jogador profissional.
Outras funcionalidades interessantes que melhoram sua experiência são o modo leitura (Reader Mode), Black Stabilizer (melhora contraste para mais detalhes em cenas escuras) e tecnologia Flicker Safe para conforto dos olhos por uso prolongado.
O menu OSD (On-Screen) é fácil de utilizar, e o modo desktop permite que você ajuste as configurações de imagem facilmente pelo software OnScreen Control.
Agora que conhece as principais tecnologias do LG UltraGear, veja como ele é sua construção, acabamento, ergonomia e durabilidade.
Construção e durabilidade:
O LG 27GL650F-B tem desenho de monitor gamer, mas sem exageros. O design minimalista com base em formato em V ocupa mais espaço, mas faz com que ele fique mais estável na mesa.
Com acabamento em preto matte com detalhes em vermelho de bom gosto, faz com que ele não se sobressaia em ambientes mais sérios.
Apresenta plástico resistente e de ótima resistência, com bom nível de acabamento sem rebarbas.
Dessa forma, se você gosta de monitores com aspecto premium, esse pode ser uma boa opção enquanto ainda é acessível.
As bordas da tela são super finas, com espessura por volta de 1 cm. Com isso, você terá ótima imersão nos jogos, enquanto usar configurações com dois monitores será menos intrusivo.
O revestimento antirreflexo é bom, e aliado a alta taxa de brilho não terá problemas em trabalhar em locais com reflexo.
Em conectividade, ele tem tudo que você precisa na sua máquina atual ou atualizações futuras. Conta com 2 entradas HDMI 2.0, 1 DisplayPort 1.4 e entrada 3.5 mm para áudio.
Ergonomicamente é ótimo, com ajuste de inclinação, altura e pivô, faltando apenas rotação. Entretanto, caso queira maior controle ergonômico, basta usar um bom suporte com furação VESA 100 mm.
Concluindo, o monitor oferece qualidade e confiabilidade. Com acabamento e materiais que não perdem para os modelos mais caros da linha LG Ultra Gear.
Opiniões:
Especificações Técnicas LG 27GL650F-B:
- Modelo 27GL650F-B.AWZ
- Painel LCD W-LED IPS 27” Widescreen
- Resolução: FullHD 1080p (1920 x 1080p) – 144 Hz (HDMI e DisplayPort)
- Contraste dinâmico: 1000:1
- Brilho: 400 cd/m²
- Tempo de resposta: 5ms (GTG)
- Número de cores: 16.7M 99% sRGB (6bits + FRC)
- Aspecto de imagem: 16:9
- Ângulo de visão: 178º/178º
- Conexão: 2 x HDMI 2.0, 1 x DisplayPort 1.4, 1 x Áudio 3.5 mm
- VESA 100 × 100
- Peso: 4,05 kg
- Consumo de energia: 30W (máximo) (Bivolt)
- Acompanha cabo HDMI e fonte externa
- Compatível com Windows, MAC, Linux
- Veja mais informações
É bom?
Com tudo que foi visto nesse review, podemos dizer que o monitor gamer 27GL650F-B da LG é bom e vale a pena. Assim como outros, há pontos positivos e negativos, mas para uso geral com maior foco em jogos, é uma ótima escolha.
Infelizmente é conhecido que painéis IPS tem problemas em ambientes escuros, devido ao IPS Glow (vazamento de luz) e contraste pobre na profundidade de preto. Mas está dentro do esperado, e não é insuficiente com o Black Stabilizer ativo.
Seu grande diferencial é a taxa de brilho de 400 nits, enquanto a maioria dos monitores gamers ficam por volta de 350 nits. Com isso, ele consegue imitar o que seria um HDR em alguns jogos, mesmo não sendo HDR de verdade.
Dado a qualidade de construção, acabamento, ergonomia e qualidade de imagem, vale a pena considerar como seu próximo monitor 144hz.
Confira algumas das ofertas listadas abaixo para economizar na sua compra e nos ajudar a trazer mais resenhas de monitores como esta.
Caso queira um monitor mais barato que seja equivalente a este, confira o AOC Hero G2. Apresenta características similares, e tem preço menor na versão de 24”.
Prós:
- Qualidade de materiais e construção
- Desempenho e qualidade do painel
- AMD FreeSync + Adaptive Sync (G-Sync)
- Taxa de atualização de 144hz
- Baixo input lag e 1ms de tempo de resposta
- Alto nível de brilho (400 nits)
- Já sai com ótima calibração de fábrica
- Ergonomia (ajuste de altura e rotação)
- Base estável
- Bordas ultrafinas
Contras:
- Contraste baixo e uniformidade de pretos
- HDR10 não é real (painel não é 10bits)
- IPS Glow (vazamento de luz)
- Rotação em apenas uma direção (sentido horário)
Esperamos que esse review do monitor LG 27GL650F-B tenha ajudado a sanar suas dúvidas.
Não deixe de conferir outras avaliações de monitores. Principalmente se está em dúvida sobre qual comprar.
Suporte e manuais: LG Brasil
Mais informações (em inglês): RTings