Televisão Como Monitor
Usar sua TV como monitor é uma boa ideia? Faz mal para os olhos? Há possibilidade de estragar a TV ou computador ao fazer isso? Como saber se a minha TV pode ser ligada ao meu computador ou notebook (e vice-versa)?
As perguntas são muitas, e as respostas também. Antes de decidir em comprar uma TV para usar como monitor, ou usar a sua, há informações importantes que você precisa saber. A principal sendo, quais as saídas e entradas disponíveis em seu televisor e computador/notebook?
Antes do surgimento dos televisores HD (sinal HDTV), era difícil conseguir usar uma TV analógica para replicar a imagem do computador.
Normalmente, eram feitas através de cabo RGB (aqueles de três cores) e VGA, e a qualidade de imagem e definição era um fiasco.
Atualmente, há mais televisores Full HD e 4K do que monitores no mercado brasileiro. E, devido à diferença de preço entre monitores e TVs, muitos querem optar por usar TVs como monitor.
Primeiramente, verifique se seu computador ou notebook, e televisor tem entradas HDMI. Atualmente, todos os televisores, PCs e laptops mais modernos usam essa tecnologia (via cabo HDMI) para transferir vídeo e imagem (adeus cabo Azul Amarelo/Branco e Vermelho).
Caso não possua, ainda há possibilidade de usar sua TV como monitor, porém, precisará de adaptador. Nesse caso, não recomendamos o uso da TV para exibir imagens do PC, afinal, o adaptador pode causar atrasos, incompatibilidade com cabos e imagem ruim (baixo PPI).
Agora que você já conhece o mínimo que precisa para usar sua televisão como monitor (ou segundo). Confira agora as respostas para as principais perguntas sobre monitor como TV, além das vantagens e desvantagens de usar a televisão para exibir a tela de seu computador.
Índice
Usar a TV Como Monitor Faz Mal?
Antigamente havia a má concepção que videogames estragavam as televisões, e até hoje alguns ainda acreditam nisso.
O motivo para danos não era o videogame, e sim a obsolescência programada. Quanto mais a TV ficava ligada, mais próximo ela chegava do seu fim.
Em questão de hardware e durabilidade, não faz diferença usar sua TV como monitor, ela não terá sua vida útil reduzida. Afinal, ela desempenhará a mesma função, todavia, com certas limitações que falaremos mais a seguir.
Todavia, se estivermos pensando do ponto de vista da saúde, usar a TV como monitor pode sim acarretar problemas à visão a longo e curto prazo.
Uma das mais comuns é o desconforto e fadiga ocular ocasionado pela tela geralmente maior dos televisores, aliado a ausência de tecnologias que reduzem a cintilação (atualização em Hz).
Nos monitores de tubo ou LCD antigos, é possível visualizar a oscilação da taxa de atualização do painel ao gravar vídeo da tela (pelo celular, por exemplo).
As telas de televisores são grandes devido à distância que você ficará da tela. Quanto mais longe, maior deverá ser a tela para melhor imersão e qualidade de imagem.
Consequentemente, usar uma tv de 55” como monitor (quando se está sentando a menos de 40cm dele) é exagero, até mesmo para jogos.
Como verá no final da matéria, há hoje os chamados TVs Monitores, uma solução híbrida para lhe oferecer o melhor dos dois mundos. Podendo ser usadas como TVs e monitores.
Desvantagens de usar sua TV Como Monitor:
Televisores e monitores para computador tem a mesma função, exibir imagens. Porém, apesar de usarem tecnologias similares, não significa que qualquer um faz a função do outro (pelo menos como deve ser).
Você geralmente quando está em busca de uma televisão, não pensa tanto em recursos como taxa de atualização, tempo de resposta e input lag, gama de cores, conectividade, recursos e tecnologias de conforto ocular, etc.
Essas são características que muitos buscam (ou deveriam) na hora de escolher um bom monitor para computador.
Na hora de escolher TVs, a maioria apenas olha o tamanho da tela (quanto maior, melhor), resolução (4K está no auge), qualidade da imagem, e se a marca é confiável.
Há diversas desvantagens em usar televisores como monitores, separamos as seguintes como as principais:
Densidade de pixel
Você pode não se interessar por essa métrica, mas é a quantidade de pixel por polegada. Isso depende da resolução mais o tamanho da tela.
Por exemplo, uma TV de 60” com resolução Full HD, terá poucos pixels por polegada (PPI), deixando a imagem borrada, pixelada (serrilhada) e sem definição quando usada como monitor.
Aí que entra a questão da distância, se você está a 3 metros de distância da sua TV de tela grande, não verá esses defeitos e a qualidade de imagem será ótima.
Se usar a mesma TV como monitor, verá toda imperfeição de uma imagem esticada.
Para ajudar a entender melhor a questão da densidade de pixel, um iPhone 11 tem 326ppi, um monitor Full HD de 15.6” tem 141.21PPI, e uma HDTV de 32” tem 68.84PPI.
Quanto maior o PPI, mais nítida é a imagem, e menores as hipóteses de vermos detalhes serrilhados.
Como quantidade recomendada para melhor nitidez e definição ao usar a TV como monitor, o PPI deve ser maior que 80. Isso pode ser obtido com uma TV Full HD de no máximo 27.5”, ou no caso de uma TV 4K, ela ter no máximo 55”.
Input lag
O input lag é a principal razão que muitos não gostam de usar TVs como monitores. A sensação de atraso na hora que você move o mouse, e como ele se move na tela, deixa até mesmo o mais pacífico dos seres com ódio.
Por esse exato motivo há tantas pessoas optando por comprar monitores gamers para jogar seus PS4, Xbox One e outros consoles invés da TV.
Para efeitos de comparação, um televisor tem em média 30ms de input lag. Já um monitor comum, o tempo de resposta médio é de 5ms, 4 vezes mais rápido, e existem ainda monitores com 1ms (30 vezes mais rápidos!).
Esses são números aceitáveis para TV, já que a maioria do conteúdo vem por antenas e sinais digitais. Todavia, quem trabalha ou usa computador quer agilidade, ninguém gosta de computador lento, ou a sensação de mover o mouse e sentir que não está em sincronia.
Tempo de resposta
Tempo de resposta é o período necessário para a TV (ou monitor) processar a imagem e fazer a transição das cores dos pixels. Um tempo de resposta elevado, causa o chamado “ghosting”, ou rastros na tela, facilmente percebidos em jogos de vídeo game e futebol.
O processamento de imagem das TVs tem como prioridade a qualidade de cores, contraste e ângulos de visão. Enquanto nos monitores, essas coisas são sacrificadas para oferecer melhor desempenho.
Algumas TVs oferecem o “Modo Jogo/Game Mode” para melhorar o tempo de resposta, que pode ajudar. Porém, jogadores entusiastas terão melhor proveito usando um monitor gamer adequado.
Taxa de atualização
Atualmente a maioria das TVs de entrada e intermediarias oferecem painéis de 60Hz. Para contornar e melhorar a sensação de fluidez, usam tecnologias de processamento para diminuir os rastos.
Essas tecnologias de taxa de atualização quebram os 60 frames (hz) e exibem em múltiplos de 2, como 120Hz, 240hz ou até 480Hz. Assim, dão a sensação que as cenas estão mais fluídas.
Entretanto, esse processamento aumenta o input lag, exibindo as imagens com atraso ainda maior. No caso de jogos rápidos, as imagens que você vê estão milissegundos atrasadas com a real (aliado ao lag da internet, você está em desvantagem).
Já os monitores vão além, invés de simular uma taxa maior, eles usam painéis mais rápidos, como 144hz, 240hz e até 360hz.
Dessa forma, jogos de ação e movimentação rápida apresentam rastros imperceptíveis aos olhos e fluem melhor, sem sacrificar o input lag.
Não podemos culpar os fabricantes de TV por usarem painéis com taxa de atualização de 60Hz. A maioria dos filmes, series e conteúdos são produzidos em 24fps e 30fps, ou no máximo 60fps. Então, até mesmo para consolistas, a TV é adequada.
Atualmente os jogos ficam por volta de 30fps ou no máximo 60fps nos consoles mais poderosos como PS4 Pro e Xbox One X.
Como usar a TV como monitor do notebook e PC?
Agora você já sabe tudo sobre as vantagens e desvantagens de usar um televisor como monitor. Caso ainda queira usar sua TV atual como monitor, você precisará de um cabo HDMI de boa qualidade, recomendamos esse aqui.
É claro, consideramos que você nossa recomendação no início da matéria e conferido se sua TV e computador/notebook/placa de vídeo tem entrada HDMI ou DVI. No caso de sua TV ou computador ter só DVI, deverá comprar um cabo DVI-HDMI, recomendamos esse.
Caso ambos não tenham nem HDMI, nem DVI, é melhor não usar sua TV como monitor para não passar perrengue. Principalmente se forem entradas analógicas, como o cabo RGB ou VGA (azul).
Feito isso, confira nas configurações de vídeo no seu computador/notebook se há uma resolução que seja compatível com a de sua TV. Por exemplo, alguns modelos mais antigos não oferecem resoluções padrões, como 720p, 1080p, 1440p, 2180p ou 4k.
Para isso, no Windows 10 vá em Configurações > Sistema > Vídeo > Configurações Avançadas de Tela > Exibir Propriedades do Adaptador de Vídeo do Monitor 1 (ou 2, caso use monitores duplos) > Listar Todos os Modos e selecione a resolução que seja compatível com sua TV.
É boa prática checar o site da fabricante de sua placa de vídeo, notebook (ou placa mãe) e ver quais são as resoluções máximas suportadas por ele. Talvez você queira ligar sua TV 4k no seu notebook ou computador, e ele não suporta essa resolução.
Hoje é bastante simples usar sua TV como monitor com cabo HDMI ou DVI. A maneira mais rápida e plugar o cabo em ambos, mudar a fonte de entrada pelo controle da TV, e ligar o computador/notebook.
Se a TV for compatível, ativar o “Modo Gamer” para diminuir o atraso na exibição de imagem.
Usando a TV como Segundo Monitor:
Para usar sua TV como segundo monitor, você terá que usar uma saída diferente da HDMI, como DisplayPort.
Caso seu computador ou placa de vídeo conte com apenas uma entrada HDMI, use ela para ligar na TV, enquanto a outra (DVI, DisplayPort) para ligar ao monitor.
Não há segredo, todavia, se usa placa de vídeo onboard (integrada) com a placa mãe, não será possível usar dois monitores, já que geralmente só existe uma entrada HDMI/DVI.
Lembre-se, para configurações com dois monitores ou mais, é recomendado que você tenha uma placa de vídeo dedicada, mesmo que de entrada.
Monitor ou TV 4K? Qual é Melhor?
Se leu toda nossa matéria, já terá a resposta para essa pergunta. Todavia, para resumir, podemos dizer que para uso principal com computadores e notebooks, o monitor continua sendo a melhor escolha.
Vale a pena usar uma TV 4K como monitor em emergências (seu monitor queimou), ou caso usará mais a TV que o monitor. TVs são as únicas com conversores digitais incluídos, imprescindível para receber sinal de satélite/antena.
Nesse caso, o custo benefício oferecido pela TV seria melhor, já que funciona com seu computador, e ainda poderá assistir conteúdo e jogar nela.
Confira aqui as melhores TVs 4k em promoção para usar como monitor de computador e notebook. Mas lembre-se, para manter o PPI alto, o tamanho máximo da tela da TV 4K para ser usada como monitor deverá ser 55″. Mais do que isso começará a perder a qualidade de definição.
Qual a melhor TV para Usar Como Monitor?
Há atualmente TV Monitores, elas juntam os benefícios dos monitores e possuem conversor digital.
Dessa forma, você poderá usar tanto como televisão quanto monitor, podendo até mesmo assistir canais abertos e fechados pelo PIP (Picture-in-Picture).
Veja nossa lista e escolha a melhor TV monitor para seu uso e orçamento. Afinal, a grande vantagem delas é o custo benefício.
Essas TVs híbridas, assim como outras, não são feitas para quem busca qualidade de imagem (Full HD) e definição como monitores, apenas um combo 2 em 1.
Resumindo, recomendamos essas TV monitores para quem precisa mais de uma TV, e quer usar secundariamente como monitor.
A resolução é a mesma de monitores bons e baratos (custando menos de R$ 500), com a vantagem de poder assistir canais abertos nela.
Smart TV Monitor 24” LG 24TL520S
A Smart TV monitor LG 24TL520S deve ser sua primeira opção caso queira economizar e ter tanto um monitor, quanto usar como TV.
Mesmo com resolução HD 720p, ela está pronta para receber sinal digital de antenas, e a tela de 23.6” não tem PPI baixo para ser usado como monitor.
O som da LG 24TL520S é bom e seus recursos provindos do webOS fazem com que ela tenha o melhor custo benefício. Já vem com o conversor digital integrado, bastando conectar na sua antena e começar a usar.
- Tela: 23.6” HD (1366×768) 60Hz
- Proporção: 16:9
- Sistema: LG webOS 3.5
- Conexões: HDMI, USB
- Som: 2.0 5W RMS
- 3,3Kg
- Bivolt
- Ver avaliações e especificações
Smart TV LED 32″ LG 32LM621CBSB.A
A Smart TV LG 32LM621CBSB é boa e vale a pena para quem não quer gastar muito. Apresenta ótima qualidade de imagem e resolução HD 720p, é uma Smart TV com sistema webOS de ótima performance.
Recomendamos esse modelo mais como televisor do que monitor, visto que a resolução HD em 32” não oferece boa definição e nitidez quando vista de perto.
- Tela: 32” HD (1366×768) 60Hz
- Proporção: 16:9
- Sistema: LG webOS ThinQ
- Conexões: 3 x HDMI, USB, Bluetooth
- Som: 2.0 10W RMS Virtual Surround
- 5,15Kg
- Bivolt
- Ver avaliações e especificações
TV Monitor LG 20” 20MT49DF-PS
A TV monitor LG 20MT49DF-PS é boa para quem busca a menor tela possível, já vem com conversor digital e pronta para uso.
Conta com uma entrada HDMI para ligar ao computador/notebook, VGA para máquinas mais antigas e sinal digital da antena.
A resolução é HD, mas devido ao tamanho da tela, oferece boa qualidade de imagem quando usada como monitor. Se quer economizar e ter uma boa experiência, confira essa opção!
- Tela: 20” HD (1366×768) 60Hz
- Proporção: 16:9
- Sistema: Modo Gaming
- Conexões: HDMI, USB
- Som: 2.0 10W RMS Virtual Surround
- 5,15Kg
- Bivolt
- Ver avaliações e especificações
Conclusão e comentários finais:
Usar a sua TV como monitor é possível, mas não necessariamente terá a melhor experiência na questão de desempenho. No caso, a melhor escolha para uso com computador ou notebook ainda é um monitor.
Se você já tem a TV em casa, pode fazer o teste e ver como fica. Porém, pensando em economia, comprar uma TV para ser usada como monitor não é uma péssima ideia.
Você sempre poderá comprar um novo monitor caso não adapte em usar sua TV. Confira promoções dos monitores e TVs mais vendidos e recomendados atualmente.
Esperamos que essa matéria tenha ajudado a respeito desse assunto, sabemos que há mais para considerar do que isso. Todavia, a escolha final ainda é pessoal, onde cada caso é um caso.
Não deixe de conferir as ofertas mencionadas acima caso queira um bom custo benefício, ou, caso tenha decidido por comprar um monitor, veja as últimas avaliações dos melhores monitores em nosso site.